Que ideias tenho?

Novidades, coisas parvas, opiniões, experiências, sentimentos... tudo o que me vier à cabeça!!!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O Natal na aldeia


Madeiro


 
O jantar é como habitualmente o bacalhau com couves, batata e ovo cozido.
Depois do jantar fazem-se as filhoses. A massa já está "finta" e estende-se no joelho. Frita-se no lume (o trabalho de as virar e tirar da sertã é habitualmente do meu avô. Como este ano não estava calhou-me a mim essa função. Não me saí muuuito mal... claro que ouvia sempre as experts a dar dicas.. "não deixes queimar, tira já! essa ainda está muito clarinha..." Enfim.. eu obedecia e tentava melhorar a fritura!!! Depois da estopada das filhoses vamos ao Madeiro (fogueira grande que se faz no largo na aldeia). Bebe-se o licor beirão e o café na Casa do Povo, conversa-se com os amigos de sempre, aquecemo-nos no madeiro.. Antigamente as velhotas cantavam ao menino Jesus à volta do madeiro, com os adufes e as suas vozes esganiçadas. Agora já quase não há velhotas capazes de o fazer.. triste não é?. à meia noite vamos abrir as prendas. Fica-se com a família um bocado e os mais velhos começam a ir para a cama. Voltam a juntar-se à volta do madeiro a malta nova da terra. Cada um traz chouriço, pão, carne para assar e come-se e bebe-se no madeiro. É bom.. muito bom...

1 comentário:

  1. Sim há poucas coisas melhores que o madeiro de Natal e as filhoses acabadinhas de fazer. Sabe tão bem :D

    ResponderEliminar